Homenageados | CCON

HOMENAGEADOS › Tadeu Baptista



Arquiteto da então Universidade Católica de Goiás, hoje PUC Goiás. Em 1973.

Domingos Tadeu Domingues Baptista nasceu no dia 06 de fevereiro de 1952, era filho de Domingos Athair Martins Baptista e Maria Dirce Domingues. Ainda na infância de Tadeu, a família mudou-se para Goiânia, mais precisamente para o bairro de Campinas. Ele começou os estudos no Externato São José e concluiu o ensino fundamental no Colégio Marista. Em 1959, a família passou a residir no Setor Oeste.

Em 1971, Tadeu ingressou no curso de Arquitetura da então Universidade Católica de Goiás, hoje PUC/Goiás. Em 1973, continuou o curso na Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, formando-se em 1977.

Tadeu era casado com Denise Thomé, com quem teve os filhos Mariana (arquiteta), Liana (engenheira civil) e Leandro (psicólogo).

De volta ao Brasil em 1981, trabalhou na Encol, fundou a ECON (Empresa de Construções LTDA) e, posteriormente, a empresa Tadeu Baptista Arquitetos Associados.

Tadeu Baptista foi um dos pioneiros na elaboração de projetos de arquitetura por computador em Goiânia e também abriu caminho para os projetos que contemplavam o colorido nas fachadas dos edifícios, os grandes halls de entrada dos edifícios e responsável, junto à Prefeitura, pela aprovação dos projetos, sem a inclusão das varandas na área útil considerada, possibilitando uma significativa valorização das fachadas dos edifícios.

Entre seus projetos desenvolvidos em Goiânia estão os da Academia Átrio, do Buriti Shopping, da Indústria Mabel, do Aquarius Center (na T-63), do Executive Tower (na Avenida 136) e do Piquiras, tradicional restaurante goianiense, entre muitos outros. Tadeu tem também projetos que resultaram em obras em Brasília, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Bahia, Tocantins e até nos Estados Unidos, onde tudo começou. Ele foi responsável, por exemplo, pelo conjunto residencial Woodland North Church, em Bismark, e pela sede da Kroy Industries, em Stillwater.

Outra obra importante do arquiteto, uma de suas últimas, foi o projeto da sede regional da Empresa Brasileira de Correios de Palmas, no Tocantins, referência visual na cidade, devido à sua qualidade arquitetônica. O trabalho de Tadeu Baptista foi construído no principal eixo viário de Palmas, a Avenida Theotônio Segurado.

No dia 26 de abril de 2004, falecia em Goiânia o arquiteto Domingos Tadeu Domingues Baptista, deixando uma obra grandiosa, muitos amigos e admiradores.

Em 2006, o Governo do Estado de Goiás concedeu a Tadeu Baptista, postumamente, a comenda Ordem do Mérito Anhanguera, pelos relevantes serviços prestados ao povo goiano.